> DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA
Facebook Share

Centro Ciência Viva do Lousal

Explorar Ciência, Extrair Conhecimento

O Lousal é uma antiga aldeia mineira no Concelho de Grândola que, após o fecho da mina em 1988, foi sujeita, pela mão da Fundação Frédéric Velge e Câmara Municipal de Grândola, a um programa de reabilitação que é reconhecido atualmente como um verdadeiro case study de sucesso e inclui, para além de um Centro Ciência Viva, um Museu de Arqueologia Industrial Mineira, um Centro de Artesanato, um Hotel Rural e um Restaurante Regional, entre outras iniciativas.

O Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência foi inaugurado em 30 de junho de 2010 e, desde então, já recebeu cerca de 17.000 visitantes. Trata-se de um Centro moderno e fascinante que utiliza a temática dos Georecursos como porta de entrada conceptual para a exploração de áreas científicas e tecnológicas tão diversas como a Geologia, Química, a Física, a Geofísica, a Matemática, as Engenharias, a Biologia, a Ecologia, a Informática, a Computação Gráfica e as novas Tecnologias da Comunicação e Imagem.

O Centro privilegia atividades, espaços expositivos e experimentais, ou outros momentos de comunicação que assentam na interatividade com o público, recorrendo para tal a um vasto leque de metodologias que vão do manuseamento físico de materiais e/ou procedimentos experimentais, ao recurso a modernas técnicas de aproveitamento da imagem nas suas versões 2D, 3D e realidade virtual imersiva. O espaço físico onde se encontra instalado o Centro corresponde a um edifício outrora associado à atividade mineira que sofreu algumas adaptações para funcionar como espaço de divulgação da cultura científica e tecnológica.

Os conteúdos científicos disponibilizados neste Centro são desenvolvidos por investigadores e docentes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. A equipa do Centro inclui monitores - licenciados e mestres - especialmente preparados nas áreas científicas em causa. Informe-se sobre os conceitos abordados no CCV do Lousal.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa preside à Associação Centro Ciência Viva do Lousal, entidade que gere as atividades e projetos de divulgação científica e patrimonial que se integram no programa de reabilitação integrada desta antiga aldeia mineira.

Para saber mais:


Tags
Ambiente, Ciências da Terra, Geofísica




News
15.09.2014

Regimes especiais
more »


15.09.2014

Acesso a Ciências
more »


08.09.2014

“É por eles que nós cá estamos”
more »





Events

Set
25

Lançamento do livro "Evolução do Pensamento Geológico"
more »