> DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOQUÍMICA
Facebook Share

PERGUNTAS FREQUENTES


Aqui poderá encontrar a resposta a algumas questões que surgem frequentemente. Por favor utilize os tópicos AULAS, INVESTIGAÇÃO e SERVIÇOS para as questões que se enquadrem nessas temáticas.


O que é o "Chemistry Eurobachelor"?

"As a result of the Bologna Process, there are moves under way throughout Europe to revise chemistry degree structures. As decided at the Berlin conference in September 2003, a three-cycle structure is to be implemented ("BSc/MSc/PhD") […] and stretches "from Cork to Vladivostok and from Crete to the North Cape".

The primary aim of the Eurobachelor® qualification is to provide a first cycle degree which will be recognised by other European institutions as being of a standard which will provide automatic right of access (though not right of admission, which is the prerogative of the receiving institution) to chemistry Master programmes."

Transcrito de EBL070131_Eurobachelor_Framework_2007V1.pdf (versão de Janeiro de 2007)

Para mais informações ver o site http://www.cpe.fr/ectn-assoc/eurobachelor/Default.htm


As licenciaturas em Química e Química Tecnológica são reconhecidas internacionalmente com a qualificação "Chemistry Eurobachelor" desde 2006/2007. Qual o significado desta certificação?

A atribuição do Chemistry Eurobachelor® Label às nossas licenciaturas em Química e Química Tecnológica significa o reconhecimento pela EuCheMS (European Association for Chemical and Molecular Sciences - http://www.euchems.org/ - Associação Europeia das Sociedades Nacionais de Química e Ciências Moleculares) da satisfação de um conjunto de requisitos em termos de composição do plano de estudos destas licenciaturas, qualidade e quantidade do corpo docente e das instalações, e a existência de procedimentos adequados de garantia da qualidade de ensino. Aos estudantes que concluam o grau (Licenciado / Eurobacharel) garante o reconhecimento pelo mercado de trabalho da quase totalidade dos países europeus e a aceitação automática para prosseguimento dos seus estudos (Mestrado ou Doutoramento) em todas as entidades europeias titulares de idêntica distinção.


A chancela de qualidade que este reconhecimento internacional permite deverá ser relevante em termos de mercado de emprego no país e no estrangeiro. O que tem a dizer sobre este assunto?

Internacionalmente, o grau de Bachelor não tem grande empregabilidade, tal como não o tinha em Portugal quando as Universidades conferiam os graus de Bacharelato (3 anos, comparável ao Bachelor da generalidade dos países europeus) e Licenciatura (+ 2 anos, comparável ao Master da generalidade dos países europeus). Na maior parte dos países Europeus, a empregabilidade observa-se ao nível do grau de Master (a licenciatura antiga de 5 anos, ou os actuais Mestrado/Mestrado Integrado). De acordo com os requisitos do Processo de Bolonha transcritos para a legislação portuguesa estas licenciaturas foram reformuladas para conferirem "alguma" empregabilidade, mas, a formação ao nível do grau de Mestrado será sempre a meta recomendável e mais de acordo com a prática existente em Portugal.


Gostaria de acrescentar mais alguma informação a propósito deste tema?

O DQB já acreditou o Mestrado em Química com o Euromaster e está a preparar a acreditação ao Eurodoctorate. Vários países não europeus (sul-americanos e outros) estão a negociar com a Comissão do Eurobachelor a extensão do conceito do Eurobachelor, Euromaster e Eurodoctorate para nível quase mundial…


O que é o Chemistry Euromaster?

"Following on from the successful introduction of the Eurobachelor® Label, the European Chemistry Thematic Network ECTN has now also developed a framework for a second cycle qualification in chemistry, the "Euromaster®". This is designed for degrees with between 90 and 120 ECTS credits. It can also cover degrees with a strong chemistry component such as biochemistry, biological chemistry or chemical biology. … The Euromaster® is extremely flexible and open, so that it does not force universities to work according to a fixed pattern. This Label … is intended to promote international recognition of the degree qualification and to document the willingness of the institution to participate fully in the European Higher Education Area which is being constructed in the Bologna process."

Transcrito de: http://ectn-assoc.cpe.fr/chemistry-eurolabels/cel/5_cem01_Introduction.htm


A chancela de qualidade que este reconhecimento internacional permite deverá ser relevante em termos de mercado de emprego no país e no estrangeiro?

Internacionalmente, o grau de Bachelor não tem grande empregabilidade. Na maior parte dos países Europeus, a empregabilidade observa-se ao nível do grau de Master.

De acordo com os requisitos do Processo de Bolonha, transcritos para a legislação portuguesa, o 1º Ciclo em Química foi reformulado de modo a conferir "alguma" empregabilidade contudo, a formação ao nível 2º Ciclo (Mestrado) será sempre a meta recomendável. 


 





News
15.09.2014

Regimes especiais
more »


15.09.2014

Acesso a Ciências
more »


08.09.2014

“É por eles que nós cá estamos”
more »