Café de Ciência

O Destino dos Dados

Assembleia da República

Por Francisco Couto (Professor do DI-FCUL e investigador do LASIGE). 

O Café de Ciência no Parlamento promove o debate entre investigadores, membros da Assembleia da República e empresários, numa iniciativa conjunta da Ciência Viva e da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, em colaboração com o CLA - Conselho dos Laboratórios Associados. Esta iniciativa pretende promover o diálogo e criar uma rede de contactos entre os participantes, fortalecendo assim as ligações entre a decisão politica e o conhecimento científico."

Sobre esta edição: A quantidade e a variedade de dados pessoais têm vindo a crescer de forma quase descontrolada, e nos mais variados domínios.
São dados sobre o nosso salário, as nossas contas e movimentos bancários, o que compramos e onde, os nossos investimentos e poupanças. São dados de saúde, como o historial de doenças, consultas médicas, suscetibilidades e vulnerabilidades, e incluem dados específicos do nosso genoma, assim como o dos nossos ascendentes, descendentes e familiares mais distantes. Mas também são sobre as nossas viagens e os nossos contactos, a nossa residência e locais de trabalho, os nossos amigos, colegas, associações, clubes desportivos ou simpatias políticas.
Hoje, sem nos apercebermos, os smartphones conseguem transmitir dados sensíveis sobre os nossos códigos pessoais em diferentes contextos, além dos nossos movimentos, e até comportamentos suspeitos, com alto nível de fidelidade.
A quem pertencem esses dados? Quem controla e protege o seu acesso? Quais os fins da sua utilização e quem lucra com a sua divulgação?
São temas atualíssimos e que merecem debate e discussão. Se em áreas como a segurança e a saúde pública muitos destes dados são extremamente úteis e importantes, o acesso aos mesmos tem de ser cuidadosamente protegido para impedir o seu abuso indiscriminado.
Neste domínio, a ciência e a tecnologia têm avançado muito rapidamente. Mas perante o novo paradigma da “ciência aberta” – e mesmo da governação aberta – é evidente que continuamos frágeis no que respeita à necessidade de mecanismos robustos de proteção de direitos individuais e de ética profissional que têm ainda um longo caminho a percorrer.
Nesta edição convidamos cientistas, deputados, especialistas de organizações não-governamentais e de instituições públicas para debater os desafios da proteção de dados.

18h00
Título/data/local do evento

Lisbon AI Seminar, por Mattia Petrolo (CFCUL/RG1).

Iconografia associada ao Horizon Europe (logótipos e representação de pessoas a trabalhar e conviver ao ar livre)

Documento já disponível para consulta.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Taban Baghfalaki (Bordeaux University, Bordeaux, France).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Bruno Barros (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Título/data/local do evento e imagem de arquivo do MUHNAC

Os estudantes de Ciências contra o regime ditatorial e colonialista - 1968-1974.

Fotografia de três pessoas a apontarem para o teclado/ecrã de computador portátil

Workshop de participação gratuita, mediante inscrição até 16 de abril.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Levente László (Eötvös University).

Título/data do evento, logótipo do projeto Ciências em Harmonia e título "Ninguém te vai amar como eu."

Uma sessão dinamizada e conduzida pelo GAPsi, a decorrer pelas 13h do dia 18 de abril.

O MUHNAC associa-se, uma vez mais, a estas comemorações, com um programa de atividades gratuitas subordinadas ao tema da edição de 2024 "Catástrofes e conflitos à Luz da Carta de Veneza".

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Henrique Carvalho (LIP Minho).

Hi-Phi Seminar, por Ignacio García-Pereda (CIUHCT), Silvia Di Marco (CFCUL), Hugo Soares (CIUHCT) e João L. Cordovil (CFCUL).

Título/data/local do evento e pormenor de pintura representando uma mulher

Reasoning Seminar, por José Manuel Mestre (University of St. Andrews/Stirling).

Nuno Gonçalves, estudante de doutoramento de Ciências e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, é um dos oradores da 73.ª edição do PubhD de Lisboa.

BioISI Research Seminar, por Miguel Machuqueiro (BioISI - Ciências ULisboa).

Logótipos da Sociedade Portuguesa de Física e da comemoração do respetivo Jubileu

Nesta sessão, organizada em parceria com o NFEF-FCUL, será lançado um postal dos CTT evocativo dos 50 anos da SPF e será feito o lançamento do volume 47, n.º 1 da Gazeta de Física.

Mathematical Logic Seminar, por Jaime Ramos (IST - Universidade de Lisboa).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Elodie Gomes Marques (DINÂMIA'CET-Iscte - Centro de Estudos sobre a Mudança Socieconomica e o Território).

Seminário Doutoral I (Doutoramento em História e Filosofia das Ciências), por Joana Lima de Oliveira.

O programa inclui a atribuição de cartas de reconhecimento de mérito aos melhores alunos que concluíram a licenciatura em Geologia ano letivo 2023, seguida da apresentação do vídeo da excursão final integradora do Mestrado em Geologia da FCUL.

Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril. Virgínia Dignum, especialista Nações Unidas para IA, é oradora convidada.

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

An event specifically focused on technicalities & Data Science.

Talk @LASIGE, por Fernando Gallego Donoso (University of Malaga, Computational Intelligence in Biomedicine - ICB).
 

This 7th edition will once again gather specialists in the field of Combinatorial Optimization from several countries to present and discuss recent research work.

Comemorações do 30.º aniversário da VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 3.º concurso decorre até 30 de abril.

Páginas