Facebook Share

Centenário FCUL

FCUL - Cem Anos... Sem Limites... | FCUL - One century... No Limits

Fotografia com os balões do centanário

 

 
A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa comemora em 2011 o seu 1.º centenário.
 
Mais do que recordar o passado, esta comemoração deverá constituir um forumalargado de projeção da imagem da FCUL como uma instituição de prestígio, agregadora de todo um património humano e científico que lhe permite aproveitar os desafios do presente para criar futuro.

As celebrações da efeméride, associadas às da própria Universidade de Lisboa e a outras Escolas que connosco alcançaram o 1.º centenário da publicação do decreto republicano, pretendem refletir o conceito de escola aberta, empenhada na criação e disseminação de conhecimento útil para a sociedade de que somos parte integrante.
 
O sentido que pretendemos dar a todas as manifestações enquadradas no centenário, o leitmotif das várias iniciativas, será atribuído pelo conceito associado e refletido no lema escolhido através de concurso dirigido à própria comunidade académica: “FCUL – Cem Anos... Sem limites... | FCUL – One Century... No Limits...”
 
Ainda no terreno do simbolismo, construímos o nosso selo comemorativo do centenário reforçando no seu significante elementos associados à Terra, atmosfera, escamas, padrões naturais, representações diagramáticas, órbitas, numa representação visual inspiradora do modelo do conhecimento científico.
 
Para as celebrações do Centenário da FCUL, e numa perspetiva bottom up, convidámos à participação todos os membros da FCUL, com as suas iniciativas, criatividade e empenho. Gostaríamos de alcançar uma larga amplitude nos formatos, mas com a preocupação de tocarmos os vários destinatários que representam os nossos stakeholders no espaço, do mais próximo ao mais afastado: na FCUL, na UL, na Cidade, na Região, no País, no Mundo.
 
O programa propriamente dito será o resultado das sinergias que conseguirmos desenvolver e estará disponível neste site. Desde já destacamos aquele que será, emocional e institucionalmente, o ponto alto das comemorações do centenário – o “Dia da FCUL”, em 19 de abril de 2011.
 

 





Notícias
20.10.2014

José Sebastião e Silva
O homem, o cientista, o professor
Saber Mais »


16.10.2014

MARE participa no WRIC Oceans 2014
Saber Mais »


14.10.2014

Opinião
Muhnac publica os dados de milhares de espécimes da Coleção de Insetos no GBIF
Saber Mais »





Eventos

Out
27

CIUHCT - Estudos de caso em história de cultura material
Saber Mais »


Out
28

Conferências CIUHCT
Saber Mais »


Out
28

Sensibilização em Segurança do Trabalho
Saber Mais »


Out
29

Seminário do DF: "Cosmic Microwave Background and Galaxy Clusters"
Saber Mais »


Out
29

CFCUL - Colóquio Internacional
Saber Mais »