Minifloresta da Ciências ULisboa: um caso de sucesso, reconhecido pela União Europeia

Programa DEAR salienta impacto da FCULresta

Última Revisão —
Minifloresta da Faculdade

A FCULresta tem origem no projeto europeu 1Planet4All - Empowering youth, living EU values, tackling climate change

FCULresta

A FCULresta - um dos projetos do Laboratório Vivo para a Sustentabilidade da Ciências ULisboa e que tem origem no projeto europeu "1Planet4All - Empowering youth, living EU values, tackling climate change" -, foi selecionada e destacada como um dos projetos com maior impacto do programa "DEAR: Development Education and Awareness Raising", financiado pela União Europeia.

David Avelar, biólogo e permacultor, coordenador deste projeto, refere que a minifloresta da Ciências ULisboa foi selecionada entre os projetos financiados pela call de 2018, segundo critérios de impacto, e que permitiram a inclusão na categoria instituições que trabalham de forma sustentável, dando foco às novas florestas na cidade. A FCULresta integra ainda os cientistas Margarida Santos-Reis, Jorge Maia Alves, António Alexandre, Cristina Cruz, Otília Correia, Rui Rebelo, Pedro Pinho, Tiago Marques e Cristina Catita.

A plantação desta minifloresta urbana aconteceu na primeira semana de março de 2021.

"Uma análise intercalar examinou dez projetos DEAR para destacar alguns dos seus principais resultados intercalares. No total, os projetos DEAR analisados formaram até agora 130 000 pessoas sobre as desigualdades globais, as migrações, as alterações climáticas e muito mais. Graças ao envolvimento de 10 000 jovens líderes, professores, decisores, jornalistas e outros influenciadores, as pessoas em toda a Europa estão a defender as questões DEAR. Tudo isto apenas a meio do período de vigência dos projetos DEAR. Os projetos DEAR estão a ter um impacto ao contribuírem para políticas sustentáveis, comportamentos sustentáveis e instituições que trabalham de forma sustentável”, pode ser lido no site desta iniciativa, que convida o utilizador a descobrir 14 histórias do Programa DEAR, na qual se inclui a FCULresta. O site divulga ainda uma infografia, que inclui uma imagem da minifloresta urbana da Ciências ULisboa.

duas imagens da minfloresta
Fonte FCULresta

Para António Alexandre, um dos grandes dinamizadores desta e de outras miniflorestas urbanas, "o futuro da FCULresta será continuar a crescer e inspirar, não só para dentro como para fora, promovendo a rede de miniflorestas que começa a aparecer por todo o Portugal". O estudante de doutoramento da Ciências ULisboa quer contribuir com conhecimento científico, estudando os sucessos e as dificuldades da aplicação deste método miyawaki em climas mediterrânicos. A sua tese intitula-se “Build SOIL, Grow PEOPLE, Harvest INSPIRATION: tiny forests in Mediterranean urban areas".

Consulte o Guia “MiniFlorestas para MegaAprendizagens” e acompanhe a Rede de Miniflorestas.

O programa DEAR é financiado pela União Europeia e apoia projetos que envolvem os europeus em questões mundiais de desenvolvimento social, económico e ambiental. Os membros desta iniciativa trabalham com organizações da sociedade civil e autoridades locais para promover a justiça global, os direitos humanos, o desenvolvimento sustentável e a participação democrática.

infografia
Fonte DEAR

 

Gabinete de Jornalismo DCI Ciências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt