Trinta anos da Herdade da Ribeira Abaixo assinalados com exposição e bioblitz em Grândola

Herdade da Ribeira Abaixo

A estação de campo situa-se no coração da Serra de Grândola, numa das mais vastas extensões de montado de sobro em Portugal

Herdade da Ribeira Abaixo

A inauguração da exposição de fotografia “Herdade da Ribeira Abaixo: 30 anos do coração da Serra de Grândola” realiza-se dia 24 de fevereiro, pelas 16h00, na Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, e vai estar em exibição até 18 de março. Durante este fim de semana realiza-se ainda um Bioblitz na Herdade da Ribeira Abaixo.

A estação de campo do cE3c, em estreita articulação com a Ciências ULisboa, situa-se no coração da Serra de Grândola, numa das mais vastas extensões de montado de sobro em Portugal. Com uma área de 221 hectares em Santa Margarida da Serra, no Município de Grândola, a Herdade é composta por um rico mosaico de habitats que alberga mais de 800 espécies de fauna e flora.

Esta exposição reúne 65 fotografias captadas pelos estudantes e investigadores que fizeram desta herdade a sua casa. Mais do que a qualidade de cada imagem, o seu conjunto ilustra o valor sem paralelo da herdade enquanto estação de campo, infraestrutura e laboratório vivo. A iniciativa conta com a curadoria de Inês do Rosário, Rúben Oliveira e Rui Rebelo, e com um módulo dedicado ao trabalho de doutoramento de Ana Luísa Barros, resultante do projeto vencedor que apresentou na 2ª edição do Orçamento Participativo do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c). As atividades do bioblitz começam após a inauguração da exposição. Ao final da tarde e noite de sábado os participantes fazem o levantamento das espécies de aranhas e borboletas noturnas. No dia seguinte, domingo, o programa inclui a descoberta das aves, mamíferos, insetos polinizadores, flora, líquenes, musgos, répteis, anfíbios e peixes. O dia termina com a apresentação dos resultados deste esforço coletivo e a celebração da vida selvagem da Serra de Grândola.

Com três décadas de funcionamento, são muitas histórias que a Herdade da Ribeira Abaixo tem para contar. Histórias de ciência e educação avançada, escritas por dezenas de investigadores e centenas de alunos, que têm em comum o montado como pano de fundo e a salvaguarda da sua biodiversidade como missão.

A importância ecológica deste território, alicerçada numa forte ligação à comunidade local, foi a razão da escolha desta herdade como local ideal para o desenvolvimento de atividades de investigação e ensino superior nos vários domínios da ecologia, bem como para a promoção de ações de educação ambiental e ciência cidadã.

Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa com Rúben Oliveira, Gabinete de Comunicação do cE3c
noticias@ciencias.ulisboa.pt