Intercâmbio entre Ciências ULisboa e Universidade do Norte (Colômbia)

Filipe R. Ramos a dar aulas

Filipe R. Ramos lecionou algumas aulas de Data Analysis and Visualization, Machine Learning e Time Series Analysis and Forecasting

FRR

Filipe R. Ramos, professor da Ciências ULisboa e investigador no Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), visitou o Departamento de Matemática e Estatística da Universidade do Norte (UN), em Barranquilla, na Colômbia, entre 8 e 22 de fevereiro passado, no âmbito do intercâmbio que mantém com esta universidade e em particular com o professor Lihki Rubio, com quem está a escrever um livro sobre Machine Learning and Applications.

Durante a estadia, Filipe R. Ramos lecionou algumas aulas de Data Analysis and Visualization, Machine Learning e Time Series Analysis and Forecasting e participou num curso sobre Análise de Séries Temporais e Previsão.

Filipe R. Ramos com vários membros da universidade colombinana
A estadia de Filipe R. Ramos no Departamento de Matemática e Estatística da universidade colombiana ocorreu entre 8 e 22 de fevereiro passado
Imagem cedida por FFR

A atividade de investigação de Filipe R. Ramos centra-se nos domínios da Análise de Dados e da Modelação Matemática (nomeadamente em Time Series Analysis and Forecasting) aplicada às áreas da Economia, Gestão e Finanças, centrando, parte do seu trabalho, na área de Data Analysis/Data Science, com especial ênfase em Machine Learning/Deep Learning.

Em outubro de 2022, Lihki Rubio, professor desta universidade colombiana e especialista em Modelos Econométricos, Métodos de Previsão Financeira e aplicações de Machine Learning, também esteve na Ciências ULisboa. Os dois cientistas já publicaram dois artigos no Q1 Journal e outros três estão neste momento em fase de revisão.

Filipe R. Ramos e Lihki Rubio também estão a escrever um livro sobre Machine Learning and Applications, por isso esta visita também possibilitou o desenvolvimento desse trabalho, assim como a supervisão das atividades realizadas pela estudante de doutoramento Keyla Alba, e que é orientada por Lihki Rubio e Filipe R. Ramos.

Lihki Rubio, Filipe R. Ramos e Keyla Alba
Keyla Alba tem como orientadores Lihki Rubio e Filipe R. Ramos
Imagem cedida por FRR

A visita de Filipe R. Ramos à universidade colombiana contou com o apoio do CEAUL e do Departamento de Estatística e de Investigação Operacional da Ciências ULisboa, especialmente da professora Teresa Alpuim.

Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt