“Cientista Regressa à Escola” e simula sismo nas salas de aula

Última Revisão —
Luís Matias e alunos de 1.º ciclo numa sala de aula

O projeto da Native Scientists desafia cientistas a regressarem às suas escolas de 1.º ciclo para realizarem oficinas de divulgação científica junto do público mais jovem

GCC DCI Ciências ULisboa

No passado dia 20 de fevereiro a terra tremeu (ligeiramente) em Alvalade. Mais concretamente nas salas de aula das turmas A e B do 4.º ano da Escola Básica Santo António. Este pequeno abalo não foi causado por atividade sísmica, mas sim por uma demonstração realizada pelo sismólogo Luís Matias. Durante alguns segundos o investigador registou em tempo real no seu sismógrafo portátil os saltos, pulos e demais alvoroço causado pelos alunos.

Luís Matias
Luís Matias na Escola Básica Santo António, em Alvalade
Fonte GCC DCI Ciências Ulisboa

Este momento foi o culminar de várias atividades didáticas realizadas pelo docente do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Ciências ULisboa e investigador do Instituto Dom Luiz, no âmbito da iniciativa Cientista Regressa à Escola, um projeto de voluntariado da Native Scientists, em parceria com o Programa BIP/ZIP "Projeto 005 - Cientista Regressa à Escola (CRE)", que desafia cientistas a regressarem às suas escolas de 1.º ciclo para realizarem oficinas de divulgação científica junto do público mais jovem.

“A sismologia tem uma grande relevância societal, porque o nosso objetivo é estar preparado para um grande sismo. Onde a Terra tremeu, voltará a tremer. Não sabemos é quando. Se não for na nossa geração, poderá ser nas gerações dos nossos filhos e netos e eles têm de estar preparados.”, diz Luís Matias, que salienta o objetivo maior desta iniciativa da Native Scientists – interessar o público mais jovem pela ciência.

Fique atento à nossa página e redes sociais para saber mais sobre o contributo da comunidade da Ciências nesta e noutras iniciativas de importância social e divulgação científica.

Durante a oficina os alunos puderam aprender vários conceitos científicos de forma criativa e didática: placas tectónicas usando laranjas e bolachas Oreo; a estrutura interna da Terra com recurso a plasticinas; ondas sísmicas através do movimento de cordas; e que artigos incluir num kit de sobrevivência usando cartas desenhadas por outras crianças.

Assista ao vídeo no canal YouTube.

sala de aula com alunos e professor
Luís Matias realizou várias atividades didáticas com os alunos do 4.º ano da Escola Básica Santo António, em Alvalade
Fonte GCC

João Silva, Gabinete de Comunicação de Ciência da DCI Ciências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt