Spin-off da Ciências ULisboa angaria 2,15 milhões de euros em nova ronda de investimento

Tiago Oliveira, Ricardo Mendes e Alysson Bessani

Os fundadores da Vawlt: Tiago Oliveira, Ricardo Mendes e Alysson Bessani

Vawlt

A Vawlt nasceu no LASIGE, centro de investigação da Ciências ULisboa, em 2019. Os seus fundadores são Tiago Oliveira, Ricardo Mendes e Alysson Bessani. A Vawlt cria serviços de armazenamento virtuais adaptados às especificações dos utilizadores, fáceis de integrar em quaisquer tipos de infraestruturas. Os dados são armazenados em vários fornecedores de cloud simultaneamente, garantindo níveis de segurança e resiliência inigualáveis por qualquer outra solução de armazenamento no mercado.

Nos últimos anos, a Vawlt tem trabalhado em várias tecnologias relacionadas com segurança de dados. Esta start-up acredita que todos têm o direito de controlar e decidir o destino dos seus próprios dados, e as empresas devem ser mais responsáveis no tratamento de bens tão valiosos e pessoais. A missão da Vawlt é ser uma solução líder no movimento de dados para a cloud, permitindo às empresas aumentar os seus padrões de segurança e eficiência sem comprometer o seu foco no negócio.

A Vawlt, uma spin-off da Ciências ULisboa conseguiu angariar 2,15 milhões de euros e três novos investidores - a Lince Capital, a Basinghall e a Beta Capital - para impulsionar ainda mais a inovação do seu produto, elevando o investimento total acumulado para os três milhões de euros.

"Estamos muito contentes com esta notícia. É uma prova do nosso empenho em melhorar a proteção e a soberania dos dados, bem como a eficiência e a independência das empresas. No mundo atual isto é cada vez mais importante. Esta injeção de capital não só nos vai impulsionar para novos mercados e reforçar o nosso apoio aos parceiros, como também vai alimentar a inovação contínua do nosso produto para fornecer aos nossos clientes exatamente o que precisam", diz Ricardo Mendes, CEO da Vawlt.

"Esta injeção de capital não só nos vai impulsionar para novos mercados e reforçar o nosso apoio aos parceiros, como também vai alimentar a inovação contínua do nosso produto para fornecer aos nossos clientes exatamente o que precisam."
Ricardo Mendes

A Vawlt tem agora três novos investidores: a Lince Capital - que liderou esta nova ronda de investimento -, a Basinghall e a Beta Capital. Esta operação também contou com investidores já existentes da Vawlt, nomeadamente, a Armilar Venture Partners, a Shilling VC e duas personalidades em nome individual (antigos executivos da Cisco e OVHcloud).

Vawlt nos média: Jornal de Negócios e Jornal Económico.

Desde que assegurou a ronda de financiamento em 2021, a Vawlt alcançou avanços tecnológicos notáveis destinados a ajudar as empresas na sua migração para a nuvem. Com esta nova operação, o investimento total acumulado pela Vawlt até à data atinge os três milhões de euros.

Gabinete de Jornalismo da DCI CIências ULisboa com Tec Labs e Gonçalo Bofill
noticias@ciencias.ulisboa.pt