Efemérides na Ciências ULisboa

Dia Internacional das Florestas 2024

Testemunho de António Vaz Pato, estudante do mestrado de Biologia da Conservação e guardião da HortaFCUL

Dia Internacional das Florestas 2024

As bioilhas visam alertar a comunidade para a importância de apostar em medidas regenerativas da floresta portuguesa e dos ecossistemas a elas associados

HortaFCUL
António Vaz Pato
António Vaz Pato
Imagem cedida por AVP

“O Dia Internacional das Florestas marca o equinócio de março e o início da Primavera. Aclamadas pela sua capacidade de sequestro de carbono da atmosfera, as árvores nos bosques e as florestas deste mundo servem-nos de inúmeras formas através de serviços do ecossistema tão importantes como o suporte para a biodiversidade, a regulação dos ciclos biogeoquímicos ou mesmo o suporte social e cultural que representam para muitas comunidades. Nas áreas urbanas, onde a paisagem artificial cresce dia após dia, este último serviço é de crescente importância para proporcionar ao cidadão comum espaços arborizados agradáveis, frescos e confortáveis, sobretudo para recreação e lazer. Nas cidades, as florestas são um oásis ecológico que nos aproxima do meio natural. Na Ciências ULisboa, nos espaços cuidados e geridos pelo coletivo HortaFCUL, tentamos trazer essa dimensão ao contexto urbano, promovendo junto da comunidade soluções como as miniflorestas (o caso da FCULresta), os bosques comestíveis (Bioilhas) ou as agroflorestas (PermaLab) como ferramentas para a própria comunidade se apropriar destes espaços e interagir com os mesmos. É nos serviços sociais que estes ecossistemas prestam que vemos um impacto mais duradouro destas intervenções nas comunidades locais, não devendo subestimar este seu valor na mudança de mentalidades e na consciencialização crescente da sociedade civil para a relevância dos espaços naturais no seio das grandes áreas urbanas”. Testemunho de António Vaz Pato, estudante do mestrado de Biologia da Conservação e guardião da HortaFCUL.

Nota da redação: A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas em 2012 para celebrar e sensibilizar para a importância de todos os tipos de florestas. Assista o vídeo que preparamos por ocasião desta efeméride nas nossas redes sociais: YouTube, Facebook, LinkedIn e Instagram.

Gabinete de Jornalismo com Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais da DCI Ciências ULisboa
noticias@ciencias.ulisboa.pt