Seminário do DF: "Via Láctea 2.0"

Resumo

A compreensão da estrutura e evolução de galáxias é uma das questões centrais da Astrofísica contemporânea. Nesse contexto, a galáxia à que pertencemos, a Via Láctea, é uma galáxia espiral gigante - um tipo especialmente interessante do ponto de vista astrofísico.

O facto de estarmos inseridos nela permite-nos ter acesso a detalhes da sua estrutura e funcionamento com uma resolução impensável para outras galáxias. No entanto, esta perspectiva com super-detalhe cria-nos também dificuldades: Por um lado, compromete uma perspectiva global da sua estrutura. Por outro, com o surgimento dos actuais grandes "surveys" de telescópios terrestres e espaciais, temos de ser capazes de lidar com uma quantidade avassaladora de dados altamente multi-dimensionais. O exemplo emblemático é o da missão Gaia da Agência Espacial Europeia que produzirá um arquivo de cerca de 1 petabyte.

Neste seminário começarei por apresentar as grandes questões em aberto sobre a estrutura e evolução da Via Láctea. Em seguida irei descrever as técnicas que estamos a desenvolver para estudar a Via Láctea nesta época de dilúvio de dados. Abordarei dois sistemas de "machine learning" (classificação não supervisionada; inferência bayesiana de parâmetros estelares) e um de visualização interactiva de grandes bases de dados multi-dimensionais.

 

Orador: André Moitinho (DF-FCUL/CENTRA-SIM)

Dia 26/11/2014, às 14h, no anfiteatro 1.4.14