Encontros Scientia

Friend or Foe? Rice Farmers’ Perceptions and Attitudes towards Wildlife in West Africa

Sala 2.2.14, Ciências ULisboa (com transmissão online)
Título do evento e fotografia da oradora e de uma agricultora

Por Patrícia Chaves (cE3c - Tropical and Mediterranean Biodiversity).

This study focuses on the impact of human-wildlife interactions on rice production in Africa, where only 4% of the total rice production area is found, resulting in increased food insecurity. Here we aim to analyze 1) the struggles faced by rice farmers in the Oio region of Guinea-Bissau, 2) their perceptions and attitudes towards wildlife and its damages, 3) their behavioral responses to the presence of wildlife, and finally 4) their openness to wildlife management and ecological intensification activities.

We used a mixed-method approach, conducting surveys and focus groups with 27O female farmers in 2O21 and 2O22, respectively. The results showed that animal pests (N=235) and the lack of adequate work tools (N=21O) were the primary struggles reported by the farmers, and they believed that all wildlife impacted rice production. Birds, grasshoppers, frogs, mice, monkeys, the great cane rat, and bushpigs were all considered highly damaging, with birds having the highest average damage rank. Farmers admitted to chasing birds away (N=247), using fencing (N=27), scarecrows (N=7), and prayers (N=3) to protect their rice crops, but they were uncertain about the impact of bats on rice fields. Most farmers did not know if they wanted to increase beneficial wildlife in rice fields but were open to learn and discuss the subject. The study highlights the need for wildlife management strategies that consider the cultural context of local communities and their perceptions and attitudes towards wildlife to mitigate the negative impacts of human-wildlife interactions on rice production.


Transmissão via Zoom (pw: 628750).

12h00
cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Exposição "Formas & Fórmulas"

Dia 20 de maio, pelas 18h30, na sala 6.2.33 de Ciências (com transmissão online).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Maxim Efremov (German Aerospace Center - DLR, Institute of Quantum Technologies, Ulm, Germany).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

Earth Systems Seminar, por Paula Marques Figueiredo (North Carolina State University - NCSU).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Título/data/local do evento, sobre representação de luzes

Quase um ano após o telescópio Euclid ter sido colocado no espaço, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, e aprofundar as primeiras descobertas a serem divulgados pela Agência Espacial Europeia (ESA) a 23 de maio.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por André Murgia (Università degli Studi di Cagliari).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Francisco Malta Romeiras (Universidade de Lisboa).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

O objetivo deste workshop é juntar especialistas portugueses e espanhóis em história política, cultural, científica e marítima do século XVI que, num ambiente informal, irão debater a importância deste intercâmbio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Inscrições até 24 de maio.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Criança a segurar num globo terrestre

A conferência é dedicada ao tema "Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança".

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Candidaturas até 31 de maio.

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

As inscrições para a edição de 2024 decorrem até às 17h do dia 02 de junho de 2024. A formação destina-se a todos os docentes e investigadores da ULisboa.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Páginas