Lisbon AI Seminar

AI and the Future of Human Values

Feedback loops, techno-moral change and transformative experiences

Sala 2.2.21, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Rui Vieira da Cunha (MLAG UPorto, Business School UCP).

The alignment problem in artificial intelligence, which concerns the challenge of ensuring that AI systems act in ways that are beneficial to humans, is often approached as a technical hurdle (Russell 2019). However, this paper posits that the true intractability of the problem lies less in its lack of objectivity and more in the dynamic nature of human values, which are continually reshaped by technological advancements (Vallor 2016).

The paper argues that as technology becomes deeply embedded in our lives, it not only serves as a tool but also actively shapes our understanding of the world and, consequently, our values. This fluidity of values in the face of technological change makes the static alignment of AI to a particular set of values a Sisyphean task (Bostrom 2014). In this regard, the views of Ian Hacking (1999) on the looping effects of human kinds can be used in the context of AI and technology, where the categorizations and understandings propagated by these systems can lead to a recursive effect on human self-conception and values.

Moreover, the insights of John Danaher on the process of techno-moral change underscore the fluidity and evolutionary nature of morality in the face of technological progress (Danaher&Skaug Saetra 2022).

A further and most relevant theoretical guide of the paper is the concept of transformative change, as introduced by L.A. Paul (2014). Paul’s exploration of life-altering decisions, where the very act of undergoing an experience can change one’s preferences and values, mirrors the challenges we face with AI and the possibility that they induce transformative changes in individuals and societies (Harari 2015), leading to shifts in values that are unpredictable and challenging to align with. Recognizing the intertwined nature of technology, values, and transformative experiences is crucial for understanding the profound challenges of the AI alignment problem (Floridi 2013).

Bostrom, Nick. Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies. Oxford: Oxford University Press, 2014.
Danaher, J., and H. Sætra. “Mechanisms of Techno-Moral Change: A Taxonomy and Overview.” Ethical Theory and Moral Practice 2023.
Floridi, Luciano. The Ethics of Information. Oxford: Oxford University Press, 2013.
Hacking, Ian. The Social Construction of What? Cambridge, MA: Harvard University Press, 1999.
Harari, Yuval Noah. Homo Deus: A Brief History of Tomorrow. New York: Harper, 2015.
Paul, L.A. Transformative Experience. Oxford: Oxford University Press, 2014.
Russell, Stuart. Human Compatible: Artificial Intelligence and the Problem of Control. New York: Viking, 2019.
Vallor, Shannon. Technology and the Virtues: A Philosophical Guide to a Future Worth Wanting. Oxford: Oxford University Press, 2016.

14h30-15h30
Klaus Gärtner, Paulo Castro, João Luís Cordovil (CFCUL/RG2)

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Palestra por Andrea Peruffo (RedHat).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Earth Systems Seminar, por Nuno Pimentel (Geology Department and Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Geoparque OESTE - Scientific Coordinator).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Robin Vassantlal.

Palestra por Bruno Baptista (RedHat).

Título do evento, acompanhado de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

A comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

Mathematical Logic Seminar, por Paulo Guilherme Santos (ISCAL and CMAFcIO).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Exposição "Formas & Fórmulas"

A sessão destina-se essencialmente (mas não exclusivamente) a quem está a terminar um Mestrado em Matemática ou área afim.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Páginas