Seminários no âmbito do projeto Medea- Chart

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa
Mapa antigo

Por Joaquim Alves Gaspar e Henrique Leitão (CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).


Métodos cartométricos e de modelação numérica no estudo de cartas náuticas antigas
Joaquim Alves Gaspar
CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal

Nesta palestra, serão descritas as novas técnicas numéricas que têm vindo a ser desenvolvidas e aplicadas, no âmbito do projeto Medea-Char, ao estudo de cartas náuticas antigas. Serão descritos e exemplificados dois grupos distintos de métodos: os métodos cartométricos, que visam caracterizar as propriedades geométricas das cartas; e a modelação numérica, que tem por objetivo replicar essas mesmas propriedades através da simulação da sua construção, tendo por base um determinado conjunto de dados e assumções relativamente à forma como aquelas foram construídas. Procurar-se-á demonstrar quão efetivas e fáceis de utilizar essas técnicas são, não só pelos investigadores com formação matemática, mas também pelos historiadores tradicionais da cartografia.

 

A origem da projeção de Mercator: loxodrómicas, tabelas de rumos e cartografia
Henrique Leitão
CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal

Como é bem sabido, numa projeção de Mercator o espaçamento entre paralelos adjacentes cresce com a latitude de tal maneira que os ângulos são conservados, fazendo com que a projeção seja conforme. Como consequência, nesta projeção todas as linhas de rumo (loxodrómicas) são representadas por segmentos de reta que fazem ângulos verdadeiros com os meridianos. É por causa desta propriedade que a projeção de Mercator veio a ser de importância crucial na navegação marítima e, mais geralmente, um verdadeiro marco na história da cartografia. Mas como é que Mercator concebeu originalmente esta ideia, apresentada pela primeira vez em 1569? Como é que a projeção de Mercator foi construída? Uma vez que o próprio Mercator não deixou qualquer relato acerca do modo como chegou à sua grande descoberta, há mais de um século que os historiadores têm debatido o assunto, mas de forma inconclusiva. Nesta comunicação apresentarei os resultados de trabalho feito em colaboração com Joaquim Alves Gaspar, mostrando como é possível resolver este antigo enigma. Mostrarei como, quer por fortes razões históricas, quer por clara evidência numérica, é possível explicar como Mercator construiu a sua famosa projeção.

 

Bibliografia:

  • Joaquim Alves Gaspar and Henrique Leitão, «Squaring the circle: how Mercator constructed his projection in 1569», Imago Mundi, 66.1 (2014) 1-24.
  • Henrique Leitão and Joaquim Alves Gaspar, «Globes, rhumb tables, and the pre-history of the Mercator projection», Imago Mundi, 66.2 (2014) 180-195.
  • Joaquim Alves Gaspar and Henrique Leitão, «How Mercator did it in 1569: From tables of rhumbs to a cartographic projection», Newsletter of the European Mathematical Society, nº 99 (March 2016) 44-49.
14h30-16h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Inscrições até 24 de maio.

Seminário de Sistemas Dinâmicos, por Wolfgang Förg-Rob (Universität Innsbruck).

Criança a segurar num globo terrestre

A conferência é dedicada ao tema "Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança".

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Fernando Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil).

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre representação do cérebro humano

Quatro dos doze finalistas da competição são de Ciências ULisboa.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Fernando Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil).

Neste evento, vários docentes do Departamento de Informática de Ciências irão falar sobre a sua investigação, particularmente sobre as teses de mestrado que irão disponibilizar no ano letivo de 2024/2025.

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em parceria com a editora Gradiva, organiza várias iniciativas durante a Feira do Livro de Lisboa 2024.

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Candidaturas até 31 de maio.

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Inscrições de docentes e investigadores de Ciências até 02 de junho.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

The topics of the conference include (but are not limited to) classical and quantum integrable systems, complex geometry of moduli spaces, automorphic forms and their applications to number theory.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Inscrição (taxa reduzida) até 20 de abril.

Páginas