Seminário

Integrating the Sustainable Development Goals into Higher Education

ISCTE-IUL, Lisboa

The seminar follows the growing commitment of Higher Education Institutions (HEI) to sustainability in a context in which HEIs are increasingly assuming a leadership role in the pursuit of the Sustainable Development Goals (SDG).

The commitment of Higher Education Institutions with the SDGs is reflected in their teaching and learning activities, research and interaction with society, as well as in the operational management of the campus.

This seminar will cover the integration of the Sustainable Development Goals into Higher Education Institutions, particularly those that focus on the sustainability of the Planet. The first panel will present best practices implemented in two International Universities. 

The roundtable will highlight best practices implemented by various Portuguese Higher Education Institutions. It will also discuss how Higher Education Institutions assumed their leadership role in the pursuit of the SDG through its various missions (teaching, research, interaction with society and best practices).

09h30-13h00
Título/data do evento e composição de imagens de símios

Workshop do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Palestra por Andrea Peruffo (RedHat).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Earth Systems Seminar, por Nuno Pimentel (Geology Department and Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Geoparque OESTE - Scientific Coordinator).

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Robin Vassantlal.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Título do evento, acompanhado de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

A comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

Palestra por Bruno Baptista (RedHat).

Mathematical Logic Seminar, por Paulo Guilherme Santos (ISCAL and CMAFcIO).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Exposição "Formas & Fórmulas"

A sessão destina-se essencialmente (mas não exclusivamente) a quem está a terminar um Mestrado em Matemática ou área afim.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Páginas