Quintas do MARE

Os nemátodes do estuário do Mira: qual a sua importância na determinação do estado ecológico das pradarias de Zostera noltii?

MARE - ISPA

Por Ana Sofia Alves (MARE, UÉvora).

As pradarias marinhas são ambientes estuarinos de excelência que funcionam como viveiros naturais de inúmeras espécies de elevada importância económica, particularmente de invertebrados e peixes. Esta característica impar traduz-se em enormes benefícios sócio-económicos para as populações piscatórias circundantes, que tradicionalmente vivem da apanha de marisco e da pesca. Ecologicamente, estes sistemas funcionam como filtros biológicos de nutrientes e poluentes, e desempenham ainda um papel fundamental no controlo da erosão costeira e no sequestro de carbono. Apesar do seu papel relevante, tem-se registado um decréscimo mundial das áreas de distribuição das pradarias marinhas, com fortes impactos nos ecossistemas, não só pela diminuição do habitat e diversidade, mas também pelas implicações causadas nas interações tróficas dos ecossistemas estuarinos.
No estuário do Rio Mira, incluído no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, os povoamentos de Zostera noltii registaram um colapso total em 2008 e, apesar da recuperação natural que se tem observado, esta ocorre por impulsos intermitentes em áreas dispersas, registando-se uma tendência para a sua recuperação natural desde 2009. Neste local, a prática de apanha de moluscos bivalves para consumo humano e de poliquetas para pesca recreativa é frequente e intensa, sendo considerada, a nível global, uma das principais causas do declínio destas pradarias.
De entre as comunidades bentónicas existentes nos sedimentos, as comunidades de meiofauna e nemátodes têm um papel muito importante nos ecossistemas, estando envolvidas em processos de biomineralização de matéria orgânica, de regeneração de nutrientes, servindo de alimento para níveis tróficos superiores e exibindo uma elevada sensibilidade a perturbações ambientais. Recentemente o seu papel como indicador de qualidade ecológica e a sua integração em estudos de monitorização e impacto ambiental têm sido valorizados, sendo por isso essencial conhecer os padrões de distribuição destas comunidades.
Investigadores do MARE-Universidade de Évora têm acompanhado a recuperação natural das pradarias marinhas do estuário do Mira desde 2010, baseando-se nas respostas estruturais e funcionais das comunidades de nemátodes bentónicos para avaliar o estado dos povoamentos de Z. noltii. No âmbito do Projeto ProMira, coordenado pela Universidade de Évora (Nº31-03-02-FEP-006 do PROMAR) serão apresentados os resultados do estudo i) do efeito do marisqueio tradicional (perturbação física) na recuperação natural dos povoamentos de Z. noltii do estuário do Mira e ii) a relação entre o padrão de abundância e de biodiversidade das comunidades de meiofauna e de nemátodes bentónicos com a estado de recuperação natural dos povoamentos de Z. noltii.

13h30
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Exposição "Formas & Fórmulas"

Dia 20 de maio, pelas 18h30, na sala 6.2.33 de Ciências (com transmissão online).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Maxim Efremov (German Aerospace Center - DLR, Institute of Quantum Technologies, Ulm, Germany).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

Earth Systems Seminar, por Paula Marques Figueiredo (North Carolina State University - NCSU).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Título/data/local do evento, sobre representação de luzes

Quase um ano após o telescópio Euclid ter sido colocado no espaço, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, e aprofundar as primeiras descobertas a serem divulgados pela Agência Espacial Europeia (ESA) a 23 de maio.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por André Murgia (Università degli Studi di Cagliari).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Francisco Malta Romeiras (Universidade de Lisboa).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

O objetivo deste workshop é juntar especialistas portugueses e espanhóis em história política, cultural, científica e marítima do século XVI que, num ambiente informal, irão debater a importância deste intercâmbio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Inscrições até 24 de maio.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Criança a segurar num globo terrestre

A conferência é dedicada ao tema "Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança".

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Candidaturas até 31 de maio.

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

As inscrições para a edição de 2024 decorrem até às 17h do dia 02 de junho de 2024. A formação destina-se a todos os docentes e investigadores da ULisboa.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Páginas