EIT Health

NEVROTech no HEInnovate 2018

Francisca Canais e Rita Maçorano

Francisca Canais e Rita Maçorano, estudantes de Ciências ULisboa e co-CEO's do projeto NEVROTech

Imagem cedida por FC e RM
Francisca Canas e Rita Maçorano
Francisca Canas e Rita Maçorano
Imagem cedida por FC e RM

“Foi uma experiência muito enriquecedora porque forçou-nos a sair da nossa zona de conforto, dada a dimensão do evento, ao que acresceu ainda o facto de ser fora de Portugal. Tivemos oportunidade de promover o nosso projeto, num stand em que os visitantes e os outros participantes iam passando, e ainda apresentá-lo formalmente no decorrer da exposição. 

Estamos verdadeiramente contentes com o resultado da nossa participação: o feedback do público foi excelente e muito encorajador, as pessoas elogiaram sobretudo o facto de o nosso projeto ter uma utilidade muito relevante no contexto da saúde mental. Valorizamos ainda o ótimo networking que conseguimos fazer: ficámos com vários contactos interessantes na área de desenvolvimento de negócios, e ainda de outras startups participantes. 

A participação neste evento foi um importante passo na evolução do nosso projeto, visto que foi a nossa primeira conferência internacional, o que permitiu expandir os horizontes.”

 Francisca Canais e Rita Maçorano

O EIT Health é um consórcio europeu dedicado à inovação em saúde, constituído por cerca de 140 entidades. Ciências ULisboa é parte integrante e ativa desde a sua génese.

Em junho deste ano, Francisca Canais e Rita Maçorano, estudantes do 4.º ano do mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica, participaram no HEInnovate 2018, na Universidade de Ruse, na Bulgária, a convite do EIT Health e onde apresentaram o projeto – NEVROTech - que começou a ser desenvolvido na unidade curricular Neurociências e Neuromodelação, lecionada por Alexandre Andrade e Hugo Ferreira, ambos do Departamento de Física e do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica de Ciências ULisboa, e que valeu ao projeto o primeiro prémio na Call for Projects do ScienceIN2Business 2018.

O NEVROTech baseia-se no tratamento de fobias através de um dispositivo médico que combina realidade virtual e sinais vitais do paciente.

No HEInnovate 2018 a equipa do NEVROTech teve a oportunidade de demonstrar o protótipo do seu dispositivo aos visitantes, de entre os quais se contavam estudantes, investigadores, startups, investidores e elementos do governo búlgaro. No final do primeiro dia, as duas estudantes empreendedoras apresentaram ainda o projeto em formato pitch perante uma plateia repleta.

A equipa do NEVROTech inclui ainda Silvestre Piedade e Rafael Ramos, também estudantes daquele mestrado integrado e Hugo Ferreira.

Para Pedro Almeida, subdiretor de Ciências ULisboa, o consórcio EIT-Health “é uma das maiores iniciativas público-privadas da Europa na área da saúde e é um fórum privilegiado para a concretização de projetos com alto impacto nesta área, [pelo que] apraz-nos por isso de sobremaneira, que jovens empreendedores entusiastas possam utilizar estas oportunidades para acederem a mecanismos de divulgação e financiamento dos seus projetos no mercado europeu”.

Neste momento, o grupo procura financiamento para desenvolver o protótipo e iniciar a fase dos testes clínicos. Já participam, por exemplo, no concurso CINC da DNA Cascais, na aceleradora de startups BGI - Building Global Innovators (criada pelo MIT Portugal).

Francisca Canais e Rita Maçorano, co-CEO's do projeto, contam que o grupo continua a desenvolver e a melhorar o protótipo e a explorar novas soluções, como a visualização em AR - realidade aumentada, e outras fobias; bem como a desenvolver várias componentes do modelo de negócio e de proteção intelectual, salientando “a grande ajuda”, que têm recebido do Tec Labs Centro de Inovação de Ciências ULisboa.

No âmbito do EIT Health, em novembro de 2018 está previsto a realização de um Innovation Day, no campus da faculdade. Ciências ULisboa também participou em julho de 2016 na Ageing Brain Summer School, passando ainda pelo módulo do EIT Labelled Master in Innovation in Health Care.

“Ciências ULisboa aposta de modo cada vez mais forte na transferência do conhecimento que produz para a sociedade e esta é mais uma forma de concretizar essa aposta.”
Pedro Almeida

António Marques, Tec Labs – Centro de Inovação, com ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

O projeto foca-se em seis espécies que nidificam no Atlântico Norte, cuja ecologia e até a taxonomia são muito pouco conhecidas, por serem muito difíceis de estudar: estas aves são exclusivamente noturnas em terra, não pesam mais que 50 gramas e nidificam em pequenas cavidades em rochas ou solo.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

Realizou-se em Portugal, mais precisamente em CIÊNCIAS, no CE3C, de a 6 a 9 de maio a training school

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Miguel Pinto

No dia 29 de abril, Miguel Pinto visitou a Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz em Lisboa, para realizar oficinas de divulgação científica e atividades didáticas.

Fotografia de alguns dos oradores

O que é a sustentabilidade? Como podemos agir a nível local, procurando um impacto global? Estas e muitas outras questões marcaram a segunda edição da Semana da Sustentabilidade CIÊNCIAS, entre 15 e 19 de abril de 2024.

Grande Auditório durante a celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS

Mais de 500 pessoas assistiram no Grande Auditório à celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS, na passada terça-feira, 23 de abril, numa cerimónia marcada por distinções, homenagens e um balanço dos últimos meses, com os olhos postos no futuro. 

Buracos negros Gaia

Um grupo de cientistas descobriu um grande buraco negro, com uma massa quase 33 vezes superior à massa do Sol, escondido na constelação de Aquila, a menos de 2000 anos-luz da Terra, ao analisar a grande quantidade de dados da missão Gaia da ESA.

Alunos com mãoes no ar num sala de aula

É possível brincar com a Matemática e prova disso foram as várias atividades que se realizaram na Faculdade nos dias 13 e 14 de março de 2024. Março foi um mês dedicado a esta ciência, motor da sociedade. Leia a opinião de quem participou nestas atividades e ainda nas Jornadas de Matemática.

robot e criança

Ecossistema de grandes modelos de linguagem de IA Generativa para a língua portuguesa foi expandido com novas versões dos modelos Albertina e Gervásio.

Participantes da 1.ª edição do JAB

A 1ª edição do JAB, um evento inovador destinado a jovens empreendedores, organizado pela JUST - Júnior Iniciativa de Ciências ocorreu nos dias 22 e 23 de março passado e teve como foco a Educação de Qualidade, quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Pessoas

Uma comitiva da Shanghai Ocean University (SHOU), cuja origem remonta à Escola de Pesca da Província de Jiangsu, fundada em 1912, visitou Ciências ULisboa no passado dia 25 de março. Wang Hongzhou, presidente do Conselho da universidade chinesa, elogiou o avanço da investigação realizada na Ciências ULisboa, destacando as boas práticas de gestão, interdisciplinaridade e foco na missão. Durante a ocasião, Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, reconheceu a importância das relações bilaterais com a China.

Alunos dinarmarqueses junto à tabela periódica

Um grupo de 25 estudantes do ensino secundário do Egedal Gymnasium & HF, da Dinamarca, visitou a Ciências ULisboa no passado dia 21 de março.

Páginas