Opinão

A importância da divulgação científica

Pessoa com a mão no ar

O interesse do público pela ciência depende das práticas de comunicação dos cientistas e das imagens sobre ciência, que são veiculadas pelos mediadores da comunicação científica (Gonçalves, Maria Eduarda (org.), 2003)

Unsplash - Felicia Buitenwerf
Ana Subtil Simões
Ana Subtil Simões
Fonte ACI Ciências ULisboa

Será que a sociedade portuguesa reconhece a excelência da investigação científica produzida em Portugal? Não basta produzir conhecimento científico de elevada qualidade, para que este seja reconhecido pelo público como tal. Partindo deste pressuposto, reafirmo a importância da divulgação científica, como forma de legitimação do conhecimento científico no seio da sociedade.

É importante analisar os processos de produção e difusão do conhecimento científico.

Quem são os nossos cientistas? O que fazem? O que pensam sobre a ciência que criam? Como a comunicam? Como a difundem?

A definição da ciência e o seu desenvolvimento institucional condicionam a prática da divulgação da ciência e a sua compreensão pelo público (Canavarro, José Manuel, 1999). Cada vez mais é necessário perceber o que é a ciência, quem a faz, como é concebida, quem a valida (Caraça, João, 1997).

O interesse do público pela ciência depende das práticas de comunicação dos cientistas e das imagens sobre ciência, que são veiculadas pelos mediadores da comunicação científica (Gonçalves, Maria Eduarda (org.), 2003).

Os resultados dos dois Inquéritos à Cultura Científica dos Portugueses, realizados em 1997 e 2000, sugerem que o conhecimento científico dos portugueses é inferior à média das populações de outros países europeus. Para João Caraça a ciência legitima-se através do conhecimento público. Segundo Bauer e Gaskel (Correia Jesuíno, Jorge e Diego, Carmen, 2003) os peritos influenciam a circulação do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades contemporâneas.

De 28 a 30 de junho de 2021 realiza-se o Encontro Ciência 2021 com um programa que incluirá 26 sessões temáticas em paralelo, que revelam parcerias internacionais de universidades, empresas e outras entidades nacionais. Esta quarta-feira ocorre na nossa faculdade mais um Encontro de Comunicação em Ciências, dedicado aos desafios e oportunidades para as crianças e jovens e também começa o Congresso SciComPT 2021, que se prolonga até dia 25 de junho, com duas sessões plenárias, duas sessões de debate, 78 comunicações orais, dez debates/oficinas e 49 demonstrações.

Certamente que nestes acontecimentos a ciência emerge e subsiste a partir da comunicação, permitindo uma adequada visão do mundo.

Ana Subtil Simões, Área Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Equipa do projeto 'Ciências em Harmonia'

Esta terça-feira, 28 de maio, o projeto ‘Ciências em Harmonia’ assinalou o seu primeiro ano de atividades: um marco comemorado com um convívio informal com a comunidade, que

António Branco

António Branco, docente do Departamento de Informática de CIÊNCIAS, foi um dos oradores convidados da conferência que

Sabemos que no futuro um sismo de magnitude significativa voltará a atingir Lisboa. Não sabemos é quando. E se o pudéssemos prever? E se existisse uma probabilidade forte de ser já em 2027?

Ana Santos, finalista 3MT ULisboa

Ao longo dos próximos dias, daremos a conhecer os quatro finalistas de CIÊNCIAS que irão participar na final da competição

Painel e sessão de Perguntas & Respostas | Estreia de documentário

Perto de 120 pessoas assistiram este sábado, 25 de maio, à estreia do documentário ‘O que se esconde na luz? A ciência da missão espacial Euclid’, produzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Investigadores do Instituto Dom Luiz, de CIÊNCIAS, instalaram um sismómetro na Escola Básica Professor Delfim Santos, que se encontra a menos de um quilómetro do Estádio da Luz, em Lisboa, onde vão ter lugar os concertos.

Banner Bênção de Finalistas & Queima das Fitas 2024

Este fim de semana a Alameda da Universidade de Lisboa vai voltar a encher-se de finalistas de CIÊNCIAS e de tantas outras faculdades e universidades. A cerimónia de Bênção de Finalistas decorre amanhã dia 25 de maio, a partir das 11h30.

 

3MT ULisboa 2024

Quatro dos doze finalistas da competição ‘Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa’ são de CIÊNCIAS.

Pinguins-de-adélia

Num artigo agora publicado na Science, investigadores de instituições de renome a nível mundial propõem uma estratégia para envolver todas as partes interessadas na governança do Oceano Antártico através de um processo de ordenamento do espaço marinho (OEM) inteligente do ponto de vista climático.

Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

Projeto internacional SEAGHOSTS visa a monitorização e conservação das populações de painhos, as aves marinhas mais pequenas do planeta.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

CLEANFOREST na vanguarda da compreensão dos efeitos dos extremos climáticos e poluição nas florestas Europeias

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Páginas