Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Blushing Races. The role of Darwin’s antislavery ideology in his views of human evolution

Sala 6.2.50, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Santiago Ginnobili (CEFHIC-UNQ-CONICET / UBA).

Desmond and Moore suggest that the key to understanding Darwin’s Descent of Man is his abolitionist bias and his advocacy that human races are subspecies (i.e., his advocacy of monogenism). Without disputing that such a bias may have been of some importance, some dispute the centrality that Desmond and Moore give to such biases in understanding Darwin’s works.
Starting from an internalist reading of Darwin’s work, in this talk I will attempt to lend plausibility to Desmond and Moore’s thesis by showing possible links between abolitionist ideology and the explanation it provides for the origin of races and expressions of emotion. I will try to show that the strongest links that can be established are not through the defense of monogenism, but through a contingent view of evolution that is incompatible with the framework presupposed in the racist literature of the time, that racial differences are superficial, and that all races share the same mental capacities.

Bio: Santiago Ginnobili is professor of Philosophy at the University of Buenos Aires and at the Faculty of Social Sciences of the National University of Quilmes. Researcher at CONICET – National Council for Scientific and Technical Research. Member of CEFHIC - Center of Studies on Science and Technology and of ANFIBIO - Group of Philosophical Analysis of Biology (www.anfibio.com.ar). His main field of work is philosophy of science and philosophy of biology. He is also interested in how work in philosophy of science can contribute to its teaching and communication. He is the author of several papers on functional biology, the Darwinian revolution, metatheoretical structuralism, evolutionary biology, teaching biology, among others. He has published the book (in Spanish) La teoría de la selección natural - Una exploración metacientífica (The Theory of Natural Selection - A Meta-Scientific Exploration), published by the National University of Quilmes (https://ediciones.unq.edu.ar/425-la-teoria-de-la-seleccion-natural.html), and he is also the author of the children’s book about Darwin’s ideas: Una gran familiar (A Big Family, https://www.iamique.com.ar/producto/una-gran-familia/), which has been translated into several idioms (including Portuguese) by Kalandraka under the title En continua evolución (Em contínua evolução, in Portuguese, https://kalandraka.com/em-continua-evolusao-portugues.html).

16h00-18h00
João Luís Cordovil (CFCUL/RG2), Lorenzo Baravalle (CFCUL/RG2) e Silvia Di Marco (CFCUL)

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Rodrigo Santos.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Talk @LASIGE, por Haily Merritt (Department of Informatics, Indiana University, Bloomington, IN, United States).

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Páginas