Talks@DI

Technology and Education for all: Enhancing learning experiences through Tangible User Interfaces for young children with mixed visual-abilities

Transmissão através de Videoconferência

Speaker: Ana Pires.

Abstract: In this talk, I will briefly present a series of technological screen-based games (graphical user interfaces) we have created to foster cognitive abilities and enhance learning experiences in young children. Then, I will present our work on tangible user interfaces (integrating visual, auditory and tactile sensory information) for young children. Such interfaces allow children to manipulate and operate concrete material which simplifies and strengthens deeper learning of abstract concepts. The integration of multiple and coherent sensorial information also reinforces such learning. This is particularly relevant for children with visual impairments as such interfaces support diverse multimodal sensory information. In this line, we have created two tangible interfaces focused on young children with visual impairments, to train mathematics and, programming concepts. Finally, considering the moment we are now living (being at home permanently), online education is key to support children’s learning. This could be an opportunity or marginalization for children with visual impairments and I will highlight some issues on online learning for children with visual impairments.

Bio: I am a cognitive psychologist with experience in Human-Computer Interaction (HCI). I hold a PhD in Psychology from the Universidad Autonoma de Barcelona, Spain. Currently, I am an integrated researcher and a PostDoc at LASIGE, Faculty of Science, University of Lisboa. Previously, I was Assistant Professor at the Faculty of Psychology and at the Faculty of Information and Communication, Universidad de La Republica, Uruguay. Earlier, I was a PostDoc Researcher in Ceibal Foundation (Uruguay), member of the One Laptop Per Child program, in collaboration with ONP Cognition Matters & Karolinska Institutet (Sweden). Finally, I am still co-PI of the Line of Research “Perception and Interaction” at the Basic Research Center in Psychology at the Universidad de la Republica, Uruguay.

Transmissão em direto disponível aqui.

14h00
Departamento de Informática

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Richard Brito (CENTRA, Instituto Superior Técnico).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Earth Systems Seminar, por Nuno Pimentel (Geology Department and Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Geoparque OESTE - Scientific Coordinator).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Diogo Pereira (CEMAT, Instituto Superior Técnico).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Robin Vassantlal.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Ignacio Suay-Matallana (Universidade de Valência).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Rui Loureiro (ISMAT & CHAM/NOVA).

Título do evento, acompanhado de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

A comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

Palestra por Bruno Baptista (RedHat).

Mathematical Logic Seminar, por Paulo Guilherme Santos (ISCAL and CMAFcIO).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Exposição "Formas & Fórmulas"

Dia 20 de maio, pelas 18h30, na sala 6.2.33 de Ciências (com transmissão online).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Maxim Efremov (German Aerospace Center - DLR, Institute of Quantum Technologies, Ulm, Germany).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por André Murgia (Università degli Studi di Cagliari).

Páginas