Neuroscience and Neuromodeling Seminar

Ressonância magnética por contraste de difusão e a sua aplicação em neurociências

Sala 8.2.15, Ciências ULisboa

Por Rafael Henriques (Fundação Champalimaud).

A imagem de ressonância magnética (IRM) possibilita o estudo de alterações morfológicas e funcionais do encéfalo de uma forma não invasiva. Esta técnica de imagiologia permite a obtenção de imagens com resolução na ordem dos milímetros. Contudo, as alterações morfológicas do encéfalo relevantes para a neurociência muitas vezes ocorrem a uma escala muito menor. Por exemplo, a formação e eliminação natural de sinapses no desenvolvimento cerebral ou a deterioração de axónios em patologia estão associados a mecanismos que só podem ser observados numa escala microscópica. Aplicando gradientes sensíveis à difusão da água nos tecidos, a IRM pode fornecer imagens com contraste sensível à informação microscópica - técnica conhecida como IRM por contraste de difusão. Nesta apresentação, irei abordar formas de inferir propriedades microestruturais através da IRM por contraste de difusão e maneiras de utilizar esta técnica em estudos no contexto das neurociências.

Diffusion Magnetic Resonance Imaging and its application in neuroscience

Magnetic resonance imaging (MRI) allows the study of brain structural and functional alteration in a non-invasive manner. This technique typically provides images with resolution in the order of millimeters; however, in neuroscience, one may be interested in probing morphological changes in smaller orders of magnitudes. For instance, synaptic pruning during brain development or axonal degeneration in pathology occurs on the micrometer scale. Images with contrast sensitive to microstructural information can be obtained by applying additional MRI gradients sensitive to diffusion of water in tissues - technique known as diffusion MRI. In this talk, I will explain how diffusion MRI can be used to infer properties of biological tissues and how this can be used in studies in the context of neurosciences. 

Dr. Henriques completed his master’s in biomedical engineering and Biophysics in 2012 at the Faculty of Science, University of Lisbon. Dr Henriques did his PhD at the University of Cambridge (2013-2017), where he used different microstructural imaging techniques to study the micro-architectural changes behind healthy brain ageing. After his PhD, Dr Henriques joined the Shemesh Lab at the Champalimaud Foundation (2017-2022), where he exploited the capabilities of the pre-clinical high field scanners to validate different state-of-the-art dMRI microstructural models and developed novel methods to extract unique tissue microstructural information from advanced diffusion MRI sequences. He is currently interested in using advanced diffusion MRI to characterize microstructural alterations behind brain plasticity and pathologies such as stroke, brain tumours, Parkison's and Alzheimer's disease. Dr Henriques is also a main contributor of the large collaborative project Diffusion in Python (DIPY) which main objective is to promote the reproducibility of dMRI by providing reference implementations in an open-source environment.

14h00

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Rodrigo Santos.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Talk @LASIGE, por Haily Merritt (Department of Informatics, Indiana University, Bloomington, IN, United States).

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Exposição "Formas & Fórmulas"

A sessão destina-se essencialmente (mas não exclusivamente) a quem está a terminar um Mestrado em Matemática ou área afim.

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Páginas