Colóquio de Matemática

Enumerative geometry and the Shapiro-Shapiro Conjecture

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa (com transmissão online)

Por Jake Levinson (Simon Fraser University, Canada).

In three dimensions, how many lines pass through four given lines? This question comes from classical enumerative geometry over the complex numbers (Schubert calculus); nowadays, it and many similar problems are well understood, in part due to the theory of moduli spaces. Over the real numbers, however, most such problems do not have satisfactory answers - in general there is no reason for solutions to be real.

The Shapiro-Shapiro Conjecture, made in the 1990s and proven by Mukhin-Tarasov-Varchenko in 2009, is a striking exception: a class of problems in real Schubert calculus whose solutions turn out, always, to be real. The conjecture comes from the geometry of curves and has since found applications in combinatorics, representation theory and other parts of algebraic geometry.

I will discuss this problem and some joint work with Kevin Purbhoo that revisits it from a topological perspective, while also allowing certain parameters to be complex. We identify the topological degree of the problem as a symmetric group character, which gives a lower bound for the number of real solutions and, in the case where the parameters are all real, gives a new proof of the original conjecture.


Transmissão via Zoom.

16h00
Departamento de Matemática | Ciências ULisboa

Talk @LASIGE, por Haily Merritt (Department of Informatics, Indiana University, Bloomington, IN, United States).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Título/data do evento e composição de imagens de símios

Workshop do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Título do evento, acompanhado de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

A comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Exposição "Formas & Fórmulas"

A sessão destina-se essencialmente (mas não exclusivamente) a quem está a terminar um Mestrado em Matemática ou área afim.

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Páginas