22.º Encontro Nacional de Ecologia

Universidade do Algarve, Faro
Título, local e data do evento, acompanhados da representação de um cavalo-marinho e das típicas chaminés algarvias

Portugal subscreveu o Acordo Global para a Biodiversidade ou Acordo Kunming-Montreal, discutido e aprovado em Dezembro 2022, onde ficaram consagradas as metas 30-30, ou seja, atingir, em 2030, 30% do território terrestre e marinho, águas interiores e costeiras, em conservação e restaurar 30% dos ecossistemas degradados.

No que respeita aos ecossistemas terrestres, Portugal está nominalmente próximo de atingir as metas, numa caminhada iniciada há mais de 50 anos com a criação da primeira área classificada. Todavia, persistem várias indefinições motivadas por uma variedade de instrumentos de classificação que se sobrepõem territorialmente, cada um com metas e objetivos próprios, para além do mau estado de conservação de muitas áreas.

No mar, as áreas marinhas classificadas surgiram, numa primeira fase, como extensão das áreas de conservação terrestre a uma curta faixa marinha adjacente e, mais recentemente, com a criação de áreas protegidas no alto mar. Apesar destes esforços, no domínio marinho, estamos ainda bem longe de cumprir os objetivos.

Ecossistemas marinhos e terrestres funcionam de formas diferentes e requerem medidas próprias de conservação. Em qualquer dos casos, é crucial garantir que a gestão da atual rede de áreas de conservação da biodiversidade em Portugal, bem como a sua expansão futura, vá para além de um mero cumprimento de objetivos nominais.

A conservação da biodiversidade em Portugal deve sair do papel e rumar a ações que promovam, no território, o normal funcionamento dos ecossistemas, para garantir o desenvolvimento sustentável, do ponto de vista ecológico e ser aceite do ponto de vista social. Urge integrar o conhecimento gerado pelos ecólogos de forma a que estes possam responder oportuna e corretamente, quando chamados a intervir. Neste sentido, a comissão organizadora do 22.º Encontro Nacional de Ecologia incentiva a submissão de trabalhos em todos os domínios da ecologia para apresentar as iniciativas em curso e debater estas preocupações.​​​

Durante o evento, será atribuído o Prémio de Doutoramento em Ecologia Fundação Amadeu Dias - a edição de 2023 distinguiu estudantes de doutoramento da Faculdade de Ciências.

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Rui Loureiro (ISMAT & CHAM/NOVA).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Ignacio Suay-Matallana (Universidade de Valência).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Robin Vassantlal.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Título do evento, acompanhado de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

A comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

Mathematical Logic Seminar, por Paulo Guilherme Santos (ISCAL and CMAFcIO).

Palestra por Bruno Baptista (RedHat).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Exposição "Formas & Fórmulas"

Dia 20 de maio, pelas 18h30, na sala 6.2.33 de Ciências (com transmissão online).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Maxim Efremov (German Aerospace Center - DLR, Institute of Quantum Technologies, Ulm, Germany).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por André Murgia (Università degli Studi di Cagliari).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Francisco Malta Romeiras (Universidade de Lisboa).

O objetivo deste workshop é juntar especialistas portugueses e espanhóis em história política, cultural, científica e marítima do século XVI que, num ambiente informal, irão debater a importância deste intercâmbio.

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Candidaturas até 31 de maio.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas